Quem Somos

A sociedade de advogados Gama Lobo Xavier, Luis Teixeira e Melo e Associados foi constituída em Guimarães, em 2 de Maio de 1989 pelos sócios Gama Lobo Xavier e Luís Teixeira e Melo e designada então por Gama Lobo Xavier e Luis Teixeira e Melo - Sociedade de Advogados.
A sua génese corporiza uma longa e profunda relação profissional e pessoal entre os dois sócios fundadores, iniciada na segunda metade dos anos 70, que se estendeu e aprofundou aos seus descendentes diretos e, de forma gradual mas segura, se abriu a novos sócios e associados.
Atualmente a sociedade conta com os sócios Luis Teixeira e Melo, Gonçalo Gama Lobo, Luis Filipe Teixeira e Melo, Rui Teixeira e Melo, Hugo Costa e Silva, Maria Emília Meira, Margarida Machado, José Pinto de Almeida e Ana Cristina Ribeiro Costa, como associadas Mónica Moreira Soares e Marta S. Pereira e como consultores Gama Lobo Xavier e João Augusto Martins.
Tem, atualmente, quatro administrativos e quatro advogados estagiários.

Certificação

O crescimento da GLXLTM pauta-se pelo rigor deontológico e dos procedimentos para a satisfação das expectativas dos seus clientes e pela exigência dos conhecimentos técnico-científicos dos seus sócios e colaboradores.
Em 2007 iniciou a implementação de um sistema de gestão da qualidade no âmbito da “Prestação de Serviços de Advocacia” de acordo com norma NP EN ISO 9001:2000, tendo em dezembro de 2008 esse sistema sido reconhecido e certificado de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2008 e presentemente encontra-se certificado de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015.
Todos os colaboradores estão comprometidos na melhoria da prestação dos serviços tendo em vista a satisfação do cliente, assegurando a defesa dos direitos, liberdades e garantias, o segredo e sigilo profissional, a boa aplicação da lei e administração da justiça, integridade, independência, observância do disposto no Estatuto da Ordem dos Advogados e lealdade para com os operadores judiciários.

Consulte aqui o comprovativo do nosso Certificado PT08/02621

Pro Bono

A GLXLTM tem vindo a apoiar diversas ações em PRO BONO, assumindo dessa forma a sua responsabilidade social perante a comunidade.

Parcerias

A GLXLTM integrou em 2008 a rede de parcerias nacionais PLMJ, beneficiando, quer por via do acesso direto, quer por via da formação conjunta, do conhecimento e experiência do vasto acervo de conhecimentos e prática dos profissionais que integram os escritório participantes.
Beneficia ainda da rede de contactos dos parceiros alargando a sua área de cobertura geográfica a todo o território nacional e na maior parte dos países e territórios com os quais Portugal mantém relações comerciais e financeiras.
Em 2012 a GLXLTM estabeleceu parcerias com sociedades de advogados espanholas, a Pereira Sardi Abogados, com escritórios em Ourense e Monjardin Sardi Abogados, em Madrid.
A GLXLTM considera um dever e um privilégio poder estar junto da comunidade científica da Universidade, dando o seu contributo à discussão doutrinal cada vez mais importante num mundo em constante mudança.
Nesse sentido celebrou com a Universidade Portucalense em 2010 um Protocolo de Cooperação visando proporcionar aos alunos do Departamento de Direito um preferencial contacto direto com a realidade da profissão e fazer com a Universidade um intercâmbio de conhecimentos e valências.
A GLXLTM celebrou ainda um protocolo com a ELSA - The European Law Student’s Association que, conjuntamente com a Universidade do Minho, divulga o programa STEP - Student Trainee Exchange Programme, tendo sido a primeira sociedade de advogados portuguesa a aderir.
Este programa consiste no intercâmbio de jovens estudantes e/ou licenciados em Direito, permitindo-lhes adquirir experiência e conhecimento da lei e prática forense de outro país.
Por outro lado, permite à GLXLTM o contacto direto com profissionais e futuros profissionais provenientes de diferentes Ordenamentos Jurídicos Europeus assim se enriquecendo as valências internacionais.